segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

'Narratologia' antiga

Não sou grande fã dos críticos antigos, quer dizer, tenho 'um pouco' de preguiça de lê-los e seus pressupostos às vezes enervam (bem, mais isso vale para toda geração de críticos).

Acho que é para gente como eu que a Cambrige UP lançou The Ancient Critic at Work. Tem um monte de comentário interessante. Fiquei curioso, por exemplo, com um texto do Plutarco que é uma espécie de precursos do Wolfgang Iser.

Acho que é um livro que em breve estará em um daqueles sites 'malditos'.

Pena que o René Nünlist não passou na seleção de Prof. da Humboldt-Berlin. Ele tem a maior cara de simpático; espero que alguém o convide algum dia para vir para cá.

Programa genérico

Em lírica, iremos de Arquíloco a Baquílides e Píndaro; em Homero, será lida toda a Odisseia. Ilíada, tristemente, ficará de fora - mas não de todo.

Traduções e bibliografia

Nos próximos dias, vou concluir a bibliografia (e o programa) dos dois cursos e, no caso de lírica, um conjunto de traduções que serão disponibilizados no xerox da letras.

Proposta

A proposta principal deste blog é fornecer traduções e informações bibliográficas e iniciar discussões referentes aos textos literários gregos que estou trabalhando, seja nas minhas pesquisas, seja nos meus cursos na USP. Assim, em parte, ele serve de complemento às minhas aulas, um meio de comunicação rápido e ágil com meus alunos. Ao mesmo tempo, ele permite a publicação de traduções que permaneceriam inéditas por muito tempo ou que talvez eu nunca venha a publicar. Finalmente, a partir da participação do público, ele também pode permitir eventuais discussões.