quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Poemas hesiódicos: questão da recuperação

A questão é a seguinte: compare o uso do tema da guerra na 'Teogonia' e em 'Trabalhos e dias'.
IMPORTANTE: a recuperação deve ter entre 4-5 páginas. Trabalhos fora da especificação terão nota descontada; saber condensar faz parte do aprendizado. O modo de entrega deste trabalho é aquele descrito no programa e já utilizado nas duas provas. Obedeça o PRAZO (cf. programa): trabalhos fora dele não serão aceitos SOB NENHUMA HIPÓTESE. O prazo é extenso: são 3 semanas.

Aula de quarta-feira, 23: Hesíodo e sintaxe

Em vista dos acontecimentos pela manhã, não darei aula à noite. Fica mantida a data de entrega do trabalho de Poemas hesiódicos. Não aceitarei, em nenhuma hipótese, entrega fora do prazo; nenhuma justificativa será levada em conta, pois o tema do trabalho já foi informado há várias semanas. INFORMAREI o tema da RECUPERAÇÃO no blog assim que tiver corrigido os trabalhos e colocado as notas no júpiter; afixarei as notas na 2a feira se puder entrar no prédio.
Quanto à turma de sintaxe, sugiro que leia com calma, talvez de preferência nas férias, o capítulo sobre orações relativas, principalmente o modo como o autor utiliza a noção de 'oração rel. autônoma'. Disponho-me a responder, de agora até o fim das férias, por email, a qualquer dúvida que tiverem sobre o desenvolvimento do tema no capítulo em questão.
Sinto muito que os cursos tenham que terminar dessa forma triste.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Adendo (final do semestre)

Em primeiríssimo lugar, lembro que a mãe das assembleias capciosas é Odisseia, canto 2, e a mãe das paralisações indevidas é aquela feita pelos pretendentes na casa de Odisseu. Sabemos como essa história termina.

Sei que talvez esteja colocando o carro na frente dos bois, mas, como são só 3 semanas de aula que restam, acho que é necessário.

Como não darei aula em dezembro, em primeiro lugar, em caso de assembleias e decisões por paralisação que impossibilitem toda e qualquer aula em novembro, quero deixar claro que não prejudicarei ninguém que aderir a elas. Vale aquilo que postei no último email e:
- Hesíodo: o trabalho deverá ser entregue no prazo; ele será corrigido de acordo com aquilo que foi possível discutir em aula;
- sintaxe: vale o que está no último post. Se não for possível dar nenhuma aula normalmente (ou seja, em caso de assembleias e paralisações), a nota da última prova, a terceira, será 10 para todo mundo, em vista do esforço geral que os alunos demonstraram até agora.

Em segundo lugar, mesmo em caso de assembleias e paralisação, estarei, todas as quartas-feiras, manhã e noite (começando por amanhã, dia 9), na Letras para dar aula. Nesse caso, como espero já estar claro, as aulas não serão obrigatórias em vista da correção da prova. Só não estarei na Letras para dar aula se ficar concretizado o impedimento de ir e vir como o que ocorreu hoje, dia 8.

Final do semestre

Desde já, gostaria de comunicar que o cronograma das minhas disciplinas será mantido, mas que nenhum aluno que está em dia com suas obrigações será prejudicado.
Alunos de sintaxe: se, e somente se, não for possível dar aula dia 08 de novembro, não haverá a última prova e a nota da terceira prova será proporcional à presença em sala de aula (nas aulas que permitirem que tenhamos até o dia 23), ou seja, quem assistir todas as aulas restantes terá nota 10 na terceira prova. Isso não alterará o modo de calcular a média do semestre informado no programa.
Alunos de Hesíodo: fica mantido o trabalho para a data informada no programa. Se, e somente se, não for possível dar aula dia 08 de novembro, serei menos rigoroso na correção.