domingo, 14 de outubro de 2012

Sinopse do Fedro de Platão (H. Yunis)


De acordo com Harvey Yunis em Plato: Phaedrus (Cambridge University Press):

227a1-230e5: prólogo, ao longo do Ilisso

229c5-230a6: S. acerca da racionalização do mito

230b2-e1: S. no lindo lugar sob a árvore

230e6-234c5: discurso de Lísias sobre eros

234c6-237a6: 1º interlúdio, S. competindo com Lísias

237a7-241d1: 1º discurso de S. sobre eros

241d2-243e6: 2º interlúdio, o sinal divino de S., a palinódia purificadora de Estesícoro

243e7-257b6: 2º discurso de S. sobre eros, a palinódia

243e7-245c4: introdução, exemplos tradicionais de loucura divina benéfica

245c5-275a1: eros como loucura divina benéfica

245c5-249d3: a ambientação mítica

245c5-246a2: prova formal da imortalidade da alma

246a3-e3: a imagem da alma como carruagem alada

246e4-247c3: a procissão divina de almas divinas e humanas

247c4-e4: a visão divina do reino supra-celestial

248a1-c2: a luta de almas humanas para ver o ser verdadeiro

248c3-249c3: a lei de Adrasteia, a encarnação e reencarnação das almas, lembrando das Formas

249d4-257a1: a luta heroica e a vitória sublime do eros divino

249d4-250d7: a rememoração da beleza e o ímpeto de eros na alma

250e1-252c3: a experiência enlouquecedora de eros no coração do amante

252c4-253c6: o amante educada seu amado através do que ambos se tornam como seu deu guiador

253c7-254e9: o conflito no coração do amante quando ele se aproxima do amado

255a1-257a1: conclusão, o triunfo e os benefícios do eros divino

257a2-b6: pós-escrito, S. reza a Eros por si mesmo, Lísias e Fedro

257b7-259e1: 3º interlúdio, de discursos retóricos para investigação dialética

257b7-258e4: o que é fala e escrita boa e ruim?

258e5-259d6: as cigadas como vigias da investigação dialética

259e2-274b6: investigação: o que constitui bom e mau discurso; a arte da retórica

259e2-274a6: bom discurso no sentido de discurso que persuade

261a7-e4: definição da retórica como um tipo de psychagogia

261e5-262c3: demonstração: o falante hábil tem conhecimento do seu assunto

262c4-266d4: exame dos discursos de Lísias e S. em busca da presença ou ausência da arte retórica

262d7-264e6: o discurso de Lísias não tem um argumento, comparação com o epigrama de Midas

264e6-266c1: os discursos de S. baseados na dialética, consistindo de coleta e divisão

266d5-269d1: crítica da technê rhêtorikê sofística

266d5-267d9: os livros de retórica dos sofistas

268a1-269d1: a noção de techne dos sofistas

269d2-272b6: psicologia

269d2-271c4: o orador hábil precisa compreender a natureza da alma

271c9-272b4: o treinamento em psicologia do orador hábil

272b7-274b6: conclusão da discussão da arte da retórica: sem atalho

272d2-273e3: os argumentos de probabilidade de Tísias são rejeitados

273e3-274a5: o uso apropriado da retórica

274b7-278e3: investigação do caráter apropriado da escrita para a transmissão do conhecimento

274c5-275b2: o mito de Theuth

275c5-278b4: discurso escrito lúdico x dialética séria

278b5-e3: as condições da escrita filosófica

278e4-279c6: conslusão

278e4-279b3: S. acerca de Isócrates

279b8-c6: prece e partida

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