segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nestor na Ilíada: um rei de Belavoz (Calíope)

[A atuação de Nestor no canto 1 da 'Ilíada' corresponde à descrição do rei abençoado pelas Musas na 'Teogonia']

Assim falou o Pelida, lançou no chão o cetro
transpassado com cravos dourados e sentou-se,
e o Atrida, do outro lado, em cólera. Entre eles Nestor
doce-palavra pulou, o soante orador dos pílios,
de cuja língua fluia voz mais doce que o mel.
Já viu duas gerações de homens mortais
perecerem, no passado com ele criadas e nascidas
na mui sacra Pílos, e entre os terceiros era o senhor.

Refletindo bem, entre eles tomou a palavra e disse:
"Incrível, que grande aflição atinge a terra aqueia.
Sim, jubilariam Príamo e os filhos de Príamo
e outros troianos muito se comprazeriam no ânimo
se de vós, que combateis, tudo isso soubessem,
vós que superais os dânaos no plano e na luta.
Porém obedecei; ambos sois mais novos que eu.

Já uma vez, eu me reuni com varões até melhores
que vós, e nunca eles me menosprezaram.
Nunca mais vi varões assim nem verei,
tais eram Peirítoo e Dryas, pastores de tropas,
Caineu, Exádio e o excelso Polifemo,
e Teseu, filho de Egeu, semelhante aos imortais.
Como superiores aos varões terrestres foram criados;
superiores eram e contra superiores combateram,
contra feras montesas, e de forma terrível as destruíram.
Pois então, com eles me reuni ao vir de Pilos,
de longe, terra distante, pois eles mesmos me chamaram,
e eu combati sozinho: contra aqueles nenhum
mortal terrestre que hoje vive combateria.
A meus planos atentavam e obedeciam ao discurso.

Mas obedecei também vós, pois obedecer é melhor.
Nem tu, embora sejas valoroso, dele tome a moça,
mas deixa como primo lhe deram a mercê os filhos de aqueus;
nem tu, Pelida, queiras brigar com o rei,
encarando-o, já que nunca partilha honra similar
o rei porta-cetro, para quem Zeus dá majestade.
Se tu és mais vigoroso, deusa te gerou como mãe,
mas ele é superior pois de maior número é senhor.
Atrida, tu, cessa teu ímpeto; quanto a mim,
suplico que largues a raiva por Aquiles, que, para todos
os aqueus é grande muro contra batalha danosa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário