sábado, 9 de abril de 2011

Teógnis: uma 'stanza' pederástica

Do 'Livro segundo' de Teógnis, v. 1341-50:

Aiai, apaixonei-me por um menino pele-macia, que a mim a todos
  meus amigos insiste em exibir, embora eu não queria.
Aguentarei a visibilidade; a muita coisa é-se forçado a contragosto.
  Pois não a um menino ultrajante revelou-se eu ter sido atrelado.
Amar meninos é um certo deleite, pois um dia por Ganimedes
  apaixonou-se também o Cronida, rei dos imortais,
raptou-o, rumo ao Olimpo o conduziu e fez dele
  divindade, que manteve a apaixonante flor da meninice.
Assim, não te admires, Simônides, que também eu
  revelei-me ter sido atrelado à paixão por um belo menino.

Repare na composição anelar no centro da qual está o exemplo mítico, recurso retórico bastante comum. Os mesmos verbos são repetidos antes e depois do exemplo. O último dístico contem um conselho, algo comum em várias das stanzas examinadas por Faraone (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário