terça-feira, 24 de maio de 2011

Anacreonte

347

e da cabeleira, ela que teu luxuriante
pescoço sombreava;
Agora tu estás tosquiado,
e ela caiu em esquálidas
mãos, exuberante, sobre a negra
poeira jorrou,
miseravelmente com o corte do ferro
tendo-se batido. Já eu, angústias
me torturam: o que alguém fará,
se nem pela Trácia se conseguiu?
Ouço que se lamenta
a mulher famosa
e que amiúde diz isso,
responsabilizando sua sorte:
"Como eu ficaria bem, mãe,
se levando a mim, no implacável
mar lançasses, tempestuoso,
com ondas púrpuras
[...]

348

Suplico-te, flecheira de corças,
loura filha de Zeus, senhora
das feras agrestes, Ártemis:
Suponho que agora junto aos redemunhos
do Letaios olhas para a cidade
de homens coração-destemido
e te comprazes: não são selvagens
os cidadãos que apascentas.

356

a) Eia, traze pra nós, menino,
uma cratera, para, de um só gole,
eu beber, e verte dez medidas
de água e cinco de vinho,
para, com decoro,
eu ser de novo bacante.

b) Eia, nunca de novo assim,
com estrondo e gritaria,
o modo cita de beber o vinho
pratiquemos, mas com belos
cantos, moderamente bebendo.

357

Ó senhor, com o qual Eros subjugador,
Ninfas de olhos escuros
e Afrodite púrpura
brincam em conjunto, percorres
os elevados picos das montanhas,
suplico-te: tu, benevolente,
venha até nós e minha
prece graciosa escuta.
De Cleobulo torna-te um bom
conselheiro: que ele meu amor
receba, Dioniso.

358

De novo a mim com bola púrpura
alvejando, o cabeleira-dourada Eros
com menina sandália-variegada
desafia-me a brincar.
E ela – com efeito, é da bem feita
Lesbos –, a minha cabeleira,
branca, de fato, critica,
e abre a boca para outra.

359

Cleóbulo eu amo,
por Cleóbulo estou louco,
Cleóbulo fico encarando.

360

Ó menino com olhar de uma virgem,
procuro-te, e tu não percebes,
não sabendo que da minha
alma és o auriga.

373

De café da manhã, parti um bocado de fino bolo,
bebendo uma jarra de vinho; agora, em luxo, desejável
harpa dedilho, festeando ao lado da querida †menina delicada†

378

Vôo rumo ao Olimpo com leves asas
por causa de Eros: comigo não quer compartilhar a juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário